Dr. Raul Jorge Wheelhouse e o Sardoal

DADOS BIOGRÁFICOS:

Data de nascimento: 2 de Novembro de 1901
Filiação:
Pai: Jorge Wheelhouse
Mãe: Maria Vieira dos Santos

Naturalidade:
Freguesia de São João das Areias, Concelho de Santa Comba Dão, Distrito de Viseu

Fotografia retirada do livro  ”Uma História da Maçonaria” do Prof. António Ventura, via Cidadãos Por Abrantes

EXTRACTO DO SEU DIPLOMA:

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
João Alberto Pereira d’Azevedo Neves, Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa:
Faço saber que Raul Jorge Wheelhouse, abaixo assinado, natural de São João das Areias, concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, foi aprovado nos Exames de Estado do curso médico, nos dias abaixo designados, obtendo as seguintes classificações:
PRIMEIRO – Exame, em vinte e quatro e vinte e cinco de Outubro de mil novecentos e vinte e quatro: onze valores.
SEGUNDO – Exame em três e quatro de Novembro de mil novecentos e vinte e quatro: doze valores.
TERCEIRO – Exame, em treze e dezanove de Julho de mil novecentos e vinte e quatro: dezassete valores.
QUARTO – Exame, em vinte e seis, vinte e oito e vinte e nove de Julho de mil novecentos e vinte e quatro: doze valores.
Pelo que, em conformidade da Lei, lhe é passado o presente diploma, o qual, depois de nele se registar o seu doutoramento em Medicina e Cirurgia numa das três faculdades do País, habilita o impetrante a exercer Medicina e Cirurgia, em todo o território da República e a gozar de todas as prerrogativas e vantagens que legalmente lhe competem.
Dão a requerimento do impetrante, na Secretaria da Faculdade de Medicina de Lisboa, em 28 de Novembro de 1924.

Em quatro de Julho de 1925, concorreu para Facultativo da Câmara do Sardoal, juntando os documentos necessários, incluindo três declarações abonatórias que pela sua sua curiosidade se transcrevem, parcialmente:

1.ª – Manuel Diogo de Valadares, Médico do Hospital de S. José:
Atesto que o Senhor Doutor Raul Wheelhouse frequentou a minha Enfermaria de Santa Emília do Hospital de S. José durante um ano, tendo prestado excelentes serviços clínicos com a maior competência e zelo.

2.ª – José Antunes dos Santos Júnior, Médico dos Hospitais Civis de Lisboa, Assistente da Enfermaria de Santa Emília e da consulta de doenças do aparelho digestivo no Hospital de S. José, certifico que o Excelentíssimo Senhor Doutor Raul Jorge Wheelhouse fez serviço como externo voluntário na Enfermaria de Santa Emília e na consulta de doenças do aparelho digestivo durante os anos de mil novecentos e vinte e dois, mil novecentos e vinte e três e mil novecentos e vinte e quatro, sempre com assiduidade e inteligência, merecendo sempre toda a minha confiança.

3.ª – Manuel Maria Santos Paiva, Cirurgião, pela Faculdade de Medicina de Lisboa: Atesto, sob minha honra, que o Excelentíssimo Doutor Raul Wheelhouse, frequentou o serviço de urgência dos Hospitais Civis de Lisboa, quando aí fez serviço como cirurgião, tendo dado provas de excepcionais qualidades profissionais, tendo sido extremamente zeloso nos cuidados aos doentes e mostrando a maior boa vontade em aumentar os seus já grandes conhecimentos profissionais.

AUTO DE POSSE DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR FACULTATIVO MUNICIPAL, DR. RAUL JORGE WHEELHOUSE:

Aos oito dias do mês de Agosto de mil novecentos e vinte e cinco, nesta Vila do Sardoal e Sala dos Paços do Concelho, estando presente o Exm.º Presidente da Comissão Executiva da Câmara deste Concelho, Vice-Presidente, o Sr. Francisco Dionísio e Vogal, Sr. Lúcio Serras Pereira e o Exm.º Sr. Dr. Raul Jorge Wheelhouse para tomar posse do 2.º partido médico para que foi nomeado em sessão de 6 de Agosto e cujo concurso foi anunciado nos Diários do Governo nº 128 e 129, III Série, respectivamente de 4 e 5 de Junho, próximo passado.
Foi-lhe conferida a posse, depois de cumpridas as formalidades legais, pelo Ex.mº Senhor Presidente, prestando o seu compromisso de honra de bem e fielmente cumprir as obrigações do seu cargo.
O nomeado tem direito aos honorários que a Lei lhe concede e emolumentos consignados na tabela camarária em vigor, cuja cópia lhe foi entregue no acto de posse.
E para constar se lavrou o presente auto que vai assinado pelo Presidente, agraciado e mais pessoas presentes a este acto. E eu, Adelino Grácio, Chefe da Secretaria, o subscrevi.

Da actividade clínica do Dr. Raul, forma simples e carinhosa com que sempre foi conhecido no Sardoal, não são conhecidos muitos registos escritos, ainda que muitas pessoas se recordem dele, tendo em atenção o facto de ter exercido a sua função de médico, no Sardoal, até há cerca de 25 anos.

Mesmo assim, vale a pena transcrever algumas notícias publicadas em 1929, num jornal regional, concretamente “O BALUARTE», de Abrantes:

Abrantes, 30 de Junho de 1929:

Dr. Raul Wheelhouse
O Sr. Dr. Raul Wheelhouse, ilustre médico cirurgião, que no Sardoal vem realizando uma obra notável, tem no prelo o seu primeiro trabalho científico, intitulado “OS ABCESSOS NO OVÁRIO”, trabalho realizado no serviço do Professor Doutor Cabeça, do Hospital Escolar.
O Sr. Dr. Raul Wheeloushe que unicamente se tem dedicado à cirurgia, publicará no final deste ano um outro trabalho “TRÊS ANOS DE CIRURGIA”, que contém a sua estatística particular e a narração da sua obra cirúrgica, naquele ponto do país (Sardoal).
De há muito sabíamos que este nosso amigo trazia qualquer coisa de trabalho científico entre mãos, mas a sua modéstia nunca nos permitiu dar-nos a conhece-lo.
O que ele é e o que vale cientificamente, falam mais alto as estatísticas do Hospital do Sardoal, do que nós, onde há 4 anos se operam os mais graves casos cirúrgicos e sempre com êxito, que para ele constitui a sua maior glória.
Não temos à mão essas estatísticas, mas tencionamos publicá-las e então se verá que o seu valor científico não se acomoda só dentro do concelho de Sardoal, pois o nosso concelho (Abrantes), Barquinha, Torres Novas, Tomar, Vila de Rei, Mação e Vila Nova de Ourém, ali ocorrem, dia a dia, a aproveitar o seu vasto valor, tanto no campo médico, como no campo cirúrgico.
O Sardoal, que sabe apreciar e estimar, pode orgulhar-se de possuir um excelente Hospital, que está compartilhando dos triunfos do seu cirurgião, podendo afoitamente dizer-se que é um dos melhores da província, não só pela sua situação, mas também pelo modernismo das suas instalações. C.

Abrantes, 4 de Agosto de 1929:

Sardoal – Operação
O nosso querido amigo Sr. Dr. Raul Wheelhouse que no Sardoal se está evidenciando como um hábil operador, fez há dias no hospital desta vila, com a assistência do médico do Souto (Dr. Raul Galiano) uma melindrosa operação, que a cirurgia denomina de “laparotimizada”, por esventração abdominal, a Nazaré de Jesus, casada, com dois filhos, moradora em Carvalhal, que já teve alta e se encontra completamente curada.
Quem ouvia os lamentos da infeliz Nazaré e a vê agora, admira-se da revolução que se operou naquele ser, que não se cansa de elogiar o seu médico, que realmente tanto merece.
Na verdade o Sr. Dr. Raul Wheelhouse, que é um médico novo, cheio de talento e é bem o discípulo querido do grande “mestre”, Dr. Cabeça, que o tem em elevado grau de merecimento, como se vê claramente no prefácio dos seus livros.
Ao nosso ilustre colaborador e médico-cirurgião, habilidíssimo, o presente “Baluarte”, deseja as maiores felicidades pelo êxito obtido, lembrando o povo do Sardoal que o renove porque é devido  a este clínico que o seu hospital chegou ao grau de prosperidade em que se encontra. C.

Abrantes, Novembro de 1929:

Saudação de Homenagem ao ínclito Médico-Cirurgião Dr. Raul Jorge Wheelhouse
Nímia tortura esta, dum néscio vate…
-Aliás «poetrastro»- pigmeu imbele, sem estro,
Pretender «cantar», em verso que arrebate,
Os feitos gloriosos dum cirurgião- dextro !
Mas se o «prosaísmo» é também meu sestro
Que fazer? Que a «sinese» intente o resgate.
Rendendo este «preito», leal, sem sequestro…
A um Herói da Vida, co’a Morte em combate!…
E nestas frases de saudação, sinceras,
P’las formosas «vinte e oito primaveras…»
Do sábio Raul Wheelhouse, ouso dizer:-
Que’stranho capricho… este, da Natura
«Formar», assim, tão «singular criatura»
Jovem na idade… e tão velha no Saber !…
Sardoal, 2-XI-1929
REI – PAN (a)

(a)- Este pseudónimo literário era de Abílio Napier.

Dr. Raul Wheelhouse
Honra-se o BALUARTE publicando hoje o retrato deste ilustre clínico do concelho de Sardoal, para comemorar o seu 28.º aniversário natalício que foi no dia 2 do corrente.
Data festiva para a sua família e tê-la-ia sido para os seus numerosos amigos, se ele não a tivesse ocultado. Mas, não pode o BALUARTE ao associar-se a esta comemoração, deixar de por em destaque os seus méritos, virtude e faculdades de inteligência. O que ele e vale como cirurgião abalizado, não somos nós que o dizemos: é a sua obra clínica de há mais de 4 anos no Sardoal; são os seus numerosos doentes não só daquele concelho, como também dos concelhos limítrofes, que ali vão pedir o seu valor científico e aceitar as suas indicações; é o Hospital daquela Vila, que dia a dia vê o movimento de doentes aumentar e cada vez mais prestigiado; são os colegas que com ele têm convivido cientificamente, que vêm nele uma inteligência grande e um colega sempre leal e correcto, incapaz da mais leve vaidade, que possa amesquinhar ou deprimir alguém.
Para ele que faz da clínica um sacerdócio, da sua profissão um dever, os doentes fazem parte integrante da sua família…
Mas a par disso, socialmente, não há iniciativa útil que ele não auxilie, não há boa vontade que ele não estimule.
Por isso, a redacção do BALUARTE lhe endereça as suas mais respeitosas saudações, fazendo sinceros votos para ter longos anos e o poder continuar a ter no rol dos seus melhores amigos.

HOSPITAL
Durante o mês de Outubro foram executadas, com brilhante êxito, no Hospital da Misericórdia desta Vila as seguintes operações:
– Uma hijaterectomia total, duas craneoctomias e uma extracção de adenoma de mama, além doutras pequenas operações, pelo hábil e distinto operador Dr. Raul Wheelhouse tendo como ajudante e anestesiador os Srs. Dr. Raul Galiano e o farmacêutico Rafael Alves Passarinho.
Os doentes já tiveram alta.

CORRESPONDÊNCIA – ALDEIA DO MATO
SUBSÍDIO MÉDICO

Fomos procurados por algumas das pessoas mais categorizadas das povoações de Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairro e Medroa, que vieram junto de nós aplaudir a nossa ideia e confirmar os excelentes serviços prestados nos seus lugares à Humanidade e sofredora pelo nosso querido amigo Dr. Raul Wheelhouse, abalizado médico do Sardoal.
Raul Wheelhouse, não é só o médico competentíssimo que se impõe pelo seu vasto saber e que tem o raro condão de reanimar e elevar confiadamente o moral dos seus doentes.
É, também, o espírito agudo e penetrante que sabe evangelizar a sua nobre missão, aperfeiçoando-a com os seus encantadores modos e maneiras de médico consumado, perscrutando, saudando as misérias e grandezas que vão pelos lares onde, infelizmente, bate a terrível doença.
Pelo desenrolar do quadro – quase sempre negro e triste nesta emergência da vida, tanto para os ricos, como para os pobres, é que o Sr. Dr. Raul pauta os seus honorários, reduzindo-os ao estritamente indispensável, obedecendo metodicamente aos impulsos da sua alma generosa e do seu bondoso coração, sempre propenso para o bem e para a virtude.
Tem inimigos? E quem há que não os tenha? Mesmo aqui dentro uns quatro tartufos, que já lhe utilizaram, com êxito, os seus serviços, têm procurado, inutilmente, desviar-lhe a clínica, mas ainda assim contêm-se em respeito, não se atrevendo a abocanhar a sua dignidade profissional.
Do mal o menos. Porém, a parte sã e sensata da freguesia aprecia-o como realmente merece e aplaudirá a Câmara se souber fazer justiça ao seu esforço, à sua abnegação, pela miséria, pela doença, subsidiando-o condignamente. Faz-se assim no Souto, em Mouriscas e em Alferrarede. É justo que se faça o mesmo para a Aldeia do Mato.
Alguns deles lembram mesmo que este pedido devia partir da Junta de Freguesia, onde estão dois homens de bem, que em toda a parte se dizem nossos amigos, os srs. Damas e Pires.
Por isso é preciso que quem superintende nestas coisas ponha mãos à obra, obtendo para  a freguesia os benefícios a que incontestavelmente tem direito, granjeando para o nosso querido amigo sr. Dr. Raul a compensação a que tem jus pelo seu enorme sacrifício em se transportar para aqui à sua custa, em serviço da população, que sofre e se esvai à procura de um médico que a socorra (…)

Fotografia retirada do Boletim “O Sardoal”, n.º 15 – Março/Abril de 2002, com a seguinte legenda: “Foto tirada por volta de 1940, com as seguintes figuras promotoras de récitas no Cine-Teatro Gil Vicente: (na primeira fila em pé): Lúcio Grácio, António Santos, Senhorinha Grácio, Augusta (desconhece-se o apelido), Teresa Alves, António Carinhas e António Pinto (Actores). Sentados: Manuel Pires (ensaiador), Rafael Alves Passarinho (ponto) e Dr. Raúl Wheelhouse (ensaiador principal). Em baixo: Inocêncio Reis e Bento Lopes Rei (actores).”

Na sequência de um processo disciplinar que lhe foi instaurado pela Câmara Municipal de Sardoal, a que não foram alheias, seguramente, razões políticas, o Dr. Raul Wheelhouse, foi demitido de médico do partido municipal, em 7 de Maio de 1931.

De facto, o Dr. Raul, um republicano convicto e profundo seguidor dos ideais socialistas, foi desde sempre um acérrimo opositor do regime político instalado após a Revolução de 28 de Maio de 1926. Essa sua posição, de que nunca abdicou, valeu-lhe uma continuada perseguição política, que o levou à prisão, nomeadamente ao Tarrafal (nota: de acordo com os Cidadãos por Abrantes, a deportação foi sim para Angra) e ao exílio. Impedido de praticar a Medicina nos Hospitais do Estado, exerceu clínica privada, com consultório na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Publicidade no Jornal de Abrantes (1 de Junho 1969)

Aos fins-de-semana e nas férias, manteve durante muitos anos consultório na sua casa do Sardoal, que só foi vendida depois da sua morte e onde hoje se encontra instalada uma clínica privada, sempre com um grande afluxo de doentes, mantendo durante largo período a prática da cirurgia no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, sendo ainda hoje recordada a sua grande competência, altruísmo e generosidade para com aqueles que não tinham capacidade económica para pagar os justos honorários que lhe cabiam, reduzindo-os ou abdicando deles totalmente.

Grande amigo do Dr. João Soares, pai do Dr. Mário Soares e de muitas figuras ilustres da oposição a Salazar, foi fundador e Secretário-Geral do MUD (Movimento de Unidade Democrática), participando activamente em campanhas cívicas que pugnavam pela instituição de um regime democrático em Portugal. Participou, igualmente, nas campanhas para as eleições presidenciais quando foram candidatos o General Norton de Matos e o General Humberto Delgado, tendo este último estado escondido na sua casa no Sardoal, quando era perseguido pela polícia política, antes do seu exílio no estrangeiro.

Uma consulta da sua ficha nos arquivos da PIDE/DGS poderia dar uma ideia rigorosa da actividade política desenvolvida pelo Dr. Raul, em prol da Liberdade e da Democracia, ideais que sempre o nortearam.

Só por volta de 1972 ou 1973, e mesmo assim com muitas reservas do regime, foi autorizado a exercer a Medicina em serviços públicos. Fê-lo na Casa do Povo do Sardoal, sendo Presidente da Direcção da mesma o Professor Fernando Constantino Moleirinho, quando as Caixas de Previdência davam os primeiros passos na prestação de assistência na doença aos trabalhadores rurais.

Por toda uma vida dedicada ao exercício da Medicina, na maior parte do tempo em condições políticas e sociais muito adversas, o Dr. Raul Wheelhouse merece que o seu nome seja perpetuado no Sardoal e na região, através da atribuição do seu nome ao novo Centro de Saúde de Sardoal, onde, se fosse vivo, teria, sem qualquer dúvida, muita honra e prazer em trabalhar.

Sardoal, 27 de Julho de 2000