Nota biográfica da Dr.ª M.ª Judite Serrão Andrade

De seu nome completo, Maria Judite Celeste Serrão de Oliveira Andrade, nasceu na Vila, Freguesia e Concelho de Sardoal, em 16 de Junho de 1920. Faleceu na Nazaré, onde habitualmente gozava férias, em 16 de Agosto de 1994.

Licenciou-se na Universidade de Coimbra, em Ciências Históricas e Filosóficas, em 1947.

Fundou o Externato Rainha Santa Isabel, em Sardoal, em 1949.

Foi autorizada para o exercício de Directora e Professora pelo diploma n.º 16 278 – Livro n.º 32, datado de 8 de Setembro de 1952, emitido pela Inspecção Superior do Ensino Particular, exercendo a sua actividade de serviço docente desde 1 de Outubro de 1952.

Em 1953 construiu o edifício do Externato Rainha Santa Isabel, ainda hoje um edifício emblemático da Vila de Sardoal, que actualmente é propriedade da Câmara Municipal de Sardoal, onde funciona a Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian de Sardoal e onde se encontram, também, instalados os serviços administrativos e a Escola de Música da Filarmónica União Sardoalense e, em espaço anexo, a sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Sardoal “Os Lagartos”.

Até ao final do ano lectivo 1979/80 foi Directora do Externato Rainha Santa Isabel, passando, depois, a leccionar as cadeiras de Português e História, na Escola C+S de Sardoal, até atingir a situação de reforma.

Até à entrada em funcionamento do Externato Rainha Santa Isabel, as oportunidades de frequência do Ensino Secundário no concelho de Sardoal eram praticamente inexistentes. Os poucos jovens que o frequentaram, na maior parte do sexo masculino, fizeram-no através dos Seminários Diocesanos e alguns, muito poucos, nos Liceus nacionais, nomeadamente no de Santarém e na Escola Industrial e Comercial de Abrantes.

Com o Externo em funcionamento, o panorama estudantil no concelho de Sardoal modificou-se radicalmente, não havendo conhecimento de um só pretendente que quisesse estudar, rico ou pobre, que o Externato não recebesse, sendo, também, frequente receber alunos de concelhos vizinhos (Abrantes, Mação e Vila de Rei).

Sem qualquer subsídio oficial até 1974/75, aquele estabelecimento de ensino recebia quem podia e quem não podia pagar. Inclusivamente, fornecia, emprestava ou comparticipava na compra de livros e de outro material didático para os mais desfavorecidos. Em alguns casos, a somar às condições antecedentes, fornecia alimentação, sem outra compensação do que a de aproveitar valores que, sem esta atitude, se perderiam.

Em 1973, entendido pelo Ministério da Educação Nacional que lhe era conveniente ocupar aquele estabelecimento de ensino particular para ali ser ministrado, em regime oficial, o Ciclo Preparatório, foi pressionada a ceder ao Estado o seu Externato. Já a funcionar no ano lectivo decorrente, procurou as instalações provisórias possíveis (rés-do-chão da antiga Casa do Povo) dando, de imediato, início à construção de novas instalações, mesmo apenas para os antigos 3.º, 4.º e 5.º anos do Curso Geral do Liceus, em que passaram a funcionar até ao seu encerramento em 1980.

No ano lectivo 1980/81, passou a funcionar naquelas instalações a Escola C+S de Sardoal, então criada, até à conclusão da nova Escola C+S de Sardoal.

Por proposta da Câmara Municipal, em reunião ordinária da Assembleia Municipal de Sardoal, realizada em 26 de Abril de 1991, foi deliberado atribuir à Dra. Maria Judite Celeste Serrão de Oliveira Andrade, a Medalha de Mérito Municipal em Prata Dourada, o mais alto galardão municipal atribuído a pessoas singulares, que lhe foi entregue em cerimónia pública efectuada no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 18 de Maio de 1991.

Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Sardoal realizada em 24 de Abril de 2001, foi aprovada, por unanimidade, uma proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, com o seguinte teor.

  • “Considerando a importância que teve para a formação e desenvolvimento do Concelho de Sardoal e de toda a região, o trabalho desenvolvido pela Senhora Dra. Maria Judite Celeste Serrão de Oliveira Andrade, com a criação e acompanhamento do Externato Rainha Santa Isabel, de que sempre foi Directora;
  • Considerando que toda a sua vida, inteiramente dedicada ao Ensino, se pautou pela expressão do seu profundo amor à sua Terra, com evidentes benefícios para todo o Concelho e, muito em especial, para a população jovem para quem foi criado o Externato;
  • Considerando que a nossa Escola E.B. 2, 3/S, continua sem designação própria;
  • PROPONHO, com a convicção de exprimir o sentimento da grande maioria da população do Concelho, que se envidem esforços junto do Ministério da Educação para que à Escola E.B. 2,3/S de Sardoal seja dada a designação de ESCOLA MARIA JUDITE CELESTE SERRÃO DE OLIVEIRA ANDRADE.”

Decorrida a tramitação legal foi aprovada esta proposta de designação, sendo acordado também com familiares da saudosa Dra. M,ª Judite, que a designação fosse abreviada para “Escola M.ª Judite Serrão Andrade”.

Sardoal, 20 de Fevereiro de 2002