Livro – Gastronomia, Tradições, Política e Outras Memórias do Concelho de Sardoal

O conteúdo deste livro foi, na sua maior parte, publicado no blogue “Sardoal Com Memória”. Não se encontra aqui na sua forma completa original, porque incluía também, entre outras coisas, alguns capítulos entretanto publicados neste site também em forma de edição autónoma, como sejam Valhascos – Contributo para a Sua História. Tinha também uma transcrição das fundamentais “Memórias Restauradas do Antigo Lugar e Vila de Sardoal”, também disponíveis aqui.

Para download:

Numa carta de 31 de Janeiro de 1997, dirigida ao então Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, este livro é contextualizado da seguinte maneira:

Como V. Exª. bem conhece, tenho dedicado, ao longo dos anos, alguns dos meus tempos livres à investigação da história do Concelho de Sardoal, procurando conhecer e dar a conhecer alguns dos seus aspectos mais relevantes, ainda que reconheça, sem falsas modéstias, que os meus conhecimentos não são os mais indicados para o efeito. Do meu trabalho resultaram algumas publicações de maior ou menor dimensão, de que destaco o livro “ SARDOAL – Do passado ao presente – Alguns subsídios para a sua Monografia”, editado em Setembro de 1992 pela Câmara Municipal de Sardoal, que, com alguma vaidade, reconheço ter tido uma boa aceitação por parte dos Sardoalenses e que é hoje material de consulta frequentemente utilizado por todos os que, pelas mais diversas razões, pretendem conhecer alguma coisa da história do nosso Concelho.

Nesta área, apenas o trabalho do Dr. Augusto Serras intitulado “ALCARAVELA – Memórias de Um Povo”, deu continuidade às iniciativas editoriais da Câmara Municipal de Sardoal, constituindo um excelente e indispensável referencial documental para quem queira conhecer a freguesia de Alcaravela, em especial no que respeita aos seus usos, costumes e tradições.

Estou convicto que a ausência de outras publicações nos anos que entretanto decorreram se ficam mais a dever à falta de trabalhos para publicação ou vontade dos autores que deles possam, eventualmente, dispor, do que à falta de empenhamento e vontade da Câmara Municipal de Sardoal em promover a divulgação da história e de aspectos relevantes do Concelho, promovendo a edição de trabalhos existentes que possam justificar a sua publicação.

Entretanto e ao longo dos anos continuei a pesquisar e a reunir muitos apontamentos sobre o nosso Concelho, que julgo terem motivos de interesse suficientes que justifiquem a sua divulgação junto dos Sardoalenses e do público em geral, que podem, na minha modesta opinião, complementar o pouco que ainda se conhece sobre a riquíssima história da nossa terra. Estou a reunir esses apontamentos num trabalho que pode resultar num volume editável, se V. Ex.ª e a Câmara Municipal entenderem que esse trabalho tem algum interesse que justifique a sua publicação. Estou na disposição de ceder esse trabalho sem outros encargos para o Município que não sejam, após a eventual publicação, que me sejam fornecidos, gratuitamente, alguns exemplares (20/25) para o meu espólio pessoal e familiar e para oferta a alguns amigos.

No caso de a minha proposta ser aceite por V. Exª. e pelo Executivo Municipal, deverá ser celebrado um protocolo que ressalve os interesses de ambas as partes, nomeadamente no que respeita a alguns aspectos técnicos e editoriais e bem assim os direitos de autor na hipótese de futuras edições, em moldes idênticos ao protocolo que foi celebrado entre mim e a Câmara Municipal de Sardoal, em 1991, quando da edição do meu trabalho “SARDOAL – Do Passado ao Presente – Alguns Subsídios Para a Sua Monografia”, ressalvando no entanto que não pretendo qualquer contrapartida de natureza financeira ou de outra espécie, que não seja a cedência dos exemplares que referi anteriormente.